quarta-feira, 11 de março de 2009

Acho que sou bipolar!




Ontem, antes de escrever no blog, eu tava toda jururu infurnada nos estudos. Depois da postagem, fiquei mais animada, uma vez que comecei a fazer os exercícios de aritmética básica e acertei quase todos, errando apenas 3, e deixando 4 sem fazer por não ter idéia por onde começar. Mas uma alegria imensa foi invadindo o meu ser porque sim, dominei a maioria dos exercícios. Cada um que eu conferia e acertava, era uma festa. Uhuu! Yeah! Yupi! Fichinha! Eu sou demais.

Finalizei a fase de aritmética ontem, e comecei a álgebra hoje pela manhã. Com exceção das variáves, a álgebra funciona mais ou menos igual a aritmética. Mas o grande problema é que eu não consigo transformar os problemas em equações! Uma vez a equação pronta, tudo bem, eu resolvo. Equações lineares ou de segundo grau, uma vez que dadas, eu me viro. Menos b mais ou menos raiz quadrada de b ao quadrado menos 4ac sobre 2a. Lindo, nunca me esqueci dessa fórmula maluca. Por que 4? Nunca soube, mas agora no youtube descobri que equações de segundo grau são quadráticas, ou seja, se referem a quadrados, que por sua vez têm 4 lados. Por que sobre 2a? Daí já é demais né. Bão. O youtube é uma forma legal de aprender matemática básica. Você digita lá: fatoração, e aparece um monte de videozinho sobre o assunto. Mas enfim, parti pros exercícios, e pasmem, não consegui acertar nenhum, porque na hora de montar a equação, montei tudo errado! Buááááá. Ontem eu estava tão confiante, hoje estou me sentindo uma idiota. Minha cabeça deu nó. Daí resolvi parar um pouco e escrever aqui pra arrefecer o cérebro.

E vejam só, já tô mais alegrinha. É, gente, acho que eu sou bipolar. Mas vocês me amam mesmo assim, né? Bom, deixa eu ir no banco, aproveitar que dei um tempo na maratona matemática. Resolver problemas de ordem pessoal, que não envolvam equações quadráticas, no momento, parece ser muito mais interessante. E que se danem, por agora, as equações quadráticas fatoráveis! Bbléééé.

14 comentários:

Ivo e Fátima disse...

Tcharam!!!

Sogrão primeirão de novo.

Xandinha - se você é bipolar, o é no bom sentido (se é que isso existe...). Não se preocupe com a dificuldade em equacionar os problemas - não é tão simples assim. Em todo caso, precisando de ajuda e me vendo por aqui, chame.

Beijos do Sogrão, primeirão de novão.

Talita disse...

UAU!!!Primeirona pela primeira vez!!!

Fico feliz com seus progressos na mat!E não fique se rotulando de bipolar só pq ficou feliz por ter acertado os exercicios, isso é NORMAL, rir qdo feliz e triste qdo insatisfeita.Mas tenho certeza que vai dar um clic na sua linda cabecinha e vc vai tirar de Letra os números e equaçoes quadráticas, (nossa que palavrão) tb, rs gostou do trocadilho? Vc SEMPRE foi ótima aluna, até em matemática apesar de não gostar.O importante é ter determinação, e vc tem.
Amanhã vou a sto André visitar o Saulo que foi operado, e aproveitar pra visitar a Nilva que está lá pelo falecimento da mãe dela D. Nair.Mande uma msg pra ela, deve estar desolada.
bjs minha filhota, dois procê, dois pro Bruno!

Ivo e Fátima disse...

Tadinha da Talita

Pensou que era primeirona, mas não contava com a minha ligeireza.

Hahahahahahahahahaha

Sogrão

Talita disse...

xiiiiiiiiii, to mal mesmo, ontem pensei ser a segunda, fui a terceira e hoje...O Ivo foi mais rápido, rsrs

Ivo e Fátima disse...

Pandinha

Se quiser entender porque "x = menos b mais ou menos raiz quadrada de b ao quadrado menos 4ac sobre 2a", vá até http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/eq2g/eq2g.htm.

Está bem explicadinho, e acho que vai te ajudar a raciocinar de uma maneira mais matemática (ATENÇÃO: só raciocine matemáticamente até a prova - nunca deixe de ser a linda raciocinadora sensível que você é).

Beijos do Sogrão de novo.

P.S.: conselho para a Talita - para ser a primeirona, além do "timing", tem que comentar rápido - deixe as divagações para postagens posterioresw (viu que vc "perdeu" por apenas 2 minutos? Teria "ganho" se tivesse escrito mais curto). Nossa mãe - que preocupação e conselhos mais bestas, sô. Mas que dá um tesãozinho ser o primeirão, isso dá.

fatima disse...

Tenho tido serios problemas com as minhas postagens. Elas soem.Então antes de escrever a toa, vou postar "isto" e ver no que dá.
FZ

fatima disse...

Consegui!
Então vamos lá...Xandinha se você é bibolar eu e um monte de gente que conheço tb é....Você é muito sabidinha isto sim e vai tirar de letra os números, fiocu meio estranho...enfim...não consigo nemrepetir o nome das equações não sei o que. Tô feliz de ter conseguido postar a miha mensagem...vamos lá ver se repito o feito. Chamar o Ivo para ajudar??Jamais....Prefiro a morte ao cheiro forte! Muitos beijos

diva disse...

Diva disse.Vou fazer como a Fatima para ver se da certo.Bj Vó Vivinha.

Panda disse...

Dona Diva, ouvi dizer que a senhora ficou muito brava por eu não tê-la citado na minha crônica sobre as mulheres! É que na verdade, para não querer me prolongar demais, não escrevi sobre as mulheres "divas", que já nascem com classe, elegantes, chiques, finas! Por isso não citei você, vó! Mas saiba que vc também se encaixa na classe das santas! Beijo vó, te amo muito e tenho muitas saudades.

Ivo, Mami e Fátiminha!
Obrigada pelas dicas e pelo apoio moral!

Beijos fatorados para todos.

Daniel disse...

Vixi xanda, estamos na mesma então, estou tendo que estudar essas equações também, mas não para mestrado, para as minhas provas bimestrais, mas depois que se aprende o basico, fica muito facil.

beijos
boa sorte

Alessandra Pilar disse...

Panda, darling.
Se isso é ser bipolar, eu também sou. hehehe. Força aí na matemática. Só posso te mandar boas vibrações, pois não tenho muito pra ajudar, sempre fui péssima em matemática. hehe. Definitivamente exatas nunca foi o meu forte. Mas relaxa que tudo vai dar certo.
bjinhos
PS: Testou como se coloca música??? Se tiver alguma dúvida dessa natureza, estamos aí. hehe.

besos besos

Anônimo disse...

Oiii.. Fiquei tão faceira por ter citado meu nome na crônica sobre as mulheres. Obrigada!

Quanto a bipolaridade, acho que todas as mulheres são um pouco ou muito bipolares...

Quanto a matemática, veja eu, sou engenheira e nem manjo tanto assim... é só se esforçar que consegue, tenho certeza!

Tenho que dizer que admiro MUITO o Bruno e a Tati que têm o dom da arte e das exatas.

Beijos
Evi

Panda disse...

Daniel Zagonel! Tomara que vc aprenda isso bem direitinho pra nunca mais ter que reaprender, como eu... hehehehe

É isso mesmo xará, viva as Humanas! hehehhe

Evi, nem venha que vc é fera em matemática... caso contrário não seria engenheira!!!!

Beijos

Alessandra Pilar disse...

Pandinha,
Aproveitei pra dar uma fuçada naquele link da livraria que você me enviou, que loucura menina!!! É de se perder de tanta coisa boa pra ler. hehehe. E haja dindim né? bjinhos