segunda-feira, 16 de março de 2009

Desafio Cobrão



Alguém aí sabe o que é "gávea"? Gávea não é só uma pedra no Rio de Janeiro. É o ponto mais alto de um veleiro. Ah! As palavras cruzadas são uma fonte inesgotável de saberes curiosos.

E me peguei encurralada numa questão como essa: "pontos erógenos femininos". Ora, conheço alguns. Mas mais de um e só com 5 letras? Não dá nem pra colocar ponto G. A resposta era SEIOS. Poxa vida! Às vezes dá vontade de jogar as palavras cruzadas pela janela.

Odeio aquelas que confundem verbo com substantivo. Por exemplo, "chefia". Estaria se referindo ao verbo, ao ato de liderar, eu chefio, tu chefias, ele chefia? Ou simplesmente à autoridade em si? Muito ambíguo!

Uma questão deveras interessante, foi a "designação popular da presbiopia". Presbiopia pra mim é grego. E é mesmo. Vem do grego présbys, que significa velho, e de óps, ou opos, que é olho, vista. Mas assim, de primeiro, foi inviável adivinhá-la. Porém, com 12 letras na vertical, aos poucos o significado foi se revelando: vista cansada! Todo mundo que estuda muito ou fica horas no computador sofre de presbiopia e nem sabe. Mas você, leitor(a) deste blog, quando estiver cansado(a) de ler essas letras miudinhas, saberá: ah, estou com ficando presbíope. Melhor descansar a vista. E, para descansar a vista, nada melhor que olhar para um ponto no além. Para o nada. Aquele mesmo olhar de quando você come muito, que eu carinhosamente chamo de zóio parado. É o melhor remédio para a presbiopia.

E quem aqui sabia que "pira" é fogueira mortuária? Aliás, convenhamos, fogueira mortuária é coisa do passado, da época da Ilíada de Homero. Pira para mim era tocha olímpica. Ou então uma viagem qualquer, ou algo legal, tipo, uma pira, saca? Que viagem...

Bem, meus caros, é chegada a hora das despedidas. Não mais irei enfastiá-los com cultura inútil. Mas infelizmente nessa época de estudos só escrevo aqui para esfriar a cabeça mesmo, portanto, não esperem nada de muito substancial durante os próximos dias. Pelo menos estou me esforçando para atualizar o blog quase diariamente, pra vocês saberem que eu continuo aqui, com o humor a mil, ao lado do meu maridão, firme e forte.

Obs.: ofereço este textículo às pessoas que enviaram palavras cruzadas para mim, a saber, mami, vó Vivinha, Teté e família (embora as que foram enviadas por correio de Guaratuba não tenham chegado ainda).

16 comentários:

Anônimo disse...

O loco, sou a primeira....

Evi

Anônimo disse...

Bom, agora que estou consagrada como primeirona, vou fazer o comentário propriamente dito... hehehe... tudo isso é medo de perder, na última hora, para o Ivo... hahaha!!!
Xandinha, quando é essa prova que está deixando suas madeixas de pé?

Bjs
Evi

Panda disse...

4 de abril, petit!

Alessandra Pilar disse...

Pandinha amada! Palavras Cruzadas... hum... adouuuuroooo! Faz mó tempão que não tenho tempo pra me perder num coquetel, mas é uma delícia. Eu acertaria a da Presbiopia, só! hehehe.
E pode me chamar de Pilar sim, se quiser. Minha família toda me chama assim. E eu aprendi a amar esse nome.
bjinhos amore

Panda disse...

Não acredito que vc já sabia o que era presbiopia! Juuuura? Pensei que somente oftalmologistas que soubessem dessas coisas. Como foi que vc aprendeu esse palavrão?

Alessandra Pilar disse...

hahahaha... eu sabia!!!! Tô me achando agora... hehehe.
Na verdade pra uma míope, os termos oftalmológicos são bem comuns: hipermetropia, presbiopia, astigmatismo.. arg. E tive que fazer um trabalho uma vez sobre isso, então!!!! hehehe. bjos

Tete disse...

Não acredito que nossas palavras cruzadas enviadas da bela Guaratuba ainda não cruzaram o oceano!!!!

diva disse...

E as mensagens que seguiram a
palavras cruzadas foram um barato,nao sabe o que perdeu;

Beijos da vo´Vivinha.

Panda disse...

Pois pode acreditar, Teté... estávamos com um problema na caixa postal e deve ter voltado pra Guaratuba! Mas mesmo assim obrigada, certamente não vou precisar de palavras cruzadas difíceis tão cedo. Mas o livro de do-in que a Marina mandou chegou! Bruno agradece!

Vó Vivinha, não entendi seu recado!!!
O que eu perdi? Me diz? Me diz?

André Ramiro disse...

HAhahaha
que demais Xanda, é tão bom ficar presbíope com textos tão agradáveis...>)
abs procêis!

fatima disse...

Eu sabia o que era pira!!!!Que pira heim???
Tô com saudades de fazer campeonato de cruzadas!!
Quando for visita-la vou levar 3 livrinhos iguais para nóis (eu, Ivo e pandinha) tirar a forra.
Bejos

Ivo e Fátima disse...

Pandinha linda!

Veja só - fiquei a tarde inteira de olho no blog esperando a postagem nova e nada...

Desligo a máquina, vou para casa, e daí para a formatura do Alexandre (filhos do Hamilton).

Quando chegamos em casa, já quase meia noite, a inesperada surpresa - nova postagem, e já com 10 comentários... Que tristeza ser tão passado para trás assim. Até deixei a Fátima comentar antes de mim...

Agora, pequenos esclarecimentos. Presbiopia é efetivamente vista cansada, mas não no sentido de que "cansei de ficar olhando letrinhas no computador e vou fixar o olhar ao longe". É vista cansada no estrito sentido que você interpretou do grego - "olho velho", ou seja, o famoso "braço curto". Vista cansada no sentido de que o olho não consegue mais focar as coisas perto, e você (no caso, eu...) é obrigado a passar a usar óculos para perto - ou, com o avanço da tecnologia, multifocal (com hífem? Sem hífem? Me esclareça...).

Te ajudo também na interpretação da mensagem da Vó Vivinha - afinal a conheço desde que nasci... Você perdeu (ao menos por enquanto) os comentários que ela mandou junto com as palavras cruzadas de Guaratuba. Um barato (os comentários). Entendido?

Quanto às palavras cruzadas, não as gosto, justamente por causa dessas idiotices (um pouco pesado, talvez...) de definições esdrúxulas. Você tem todo o meu apoio!

Agora, por último, ou como dizem os nativos da língua de Sheakespeare, "last but not least", estou magoado. Você dedica a postagem àquelas que te enviaram palavras cruzadas, mas esquece da mais importante delas - a pessoa que as portou até você. Se não fosse por essa pessoa, você ainda estaria esperando por elas, como ainda espera as de Guaratuba!

Beijinhos!!!

Sogrão, o décimo segundo.

Panda disse...

Fatiminha! Aguardo vcs aqui para nosso torneio de palavras cruzadas!

Ifinha! Obrigada por traduzir o recado da vó! E desculpe pela gafe de não ter dedicado esta postagem a você também, afinal de contas, sem você nenhuma destas cruzadas teriam cruzado tantas fronteiras para aqui chegar!

Quanto ao multifocal acredito que seja sem hífen. Na verdade o hífen continua matéria mal resolvida, mesmo depois da reforma. Depois vou publicar um texto sobre o assunto. E hífen se grafa com n mesmo no final. Ah, Ifinha, eu imaginei que presbiopia fosse o braço curto mesmo. Mas você há de convir que ler essas letrinhas miúdas também deixa a vista cansada. Hehehe... beijos

Panda disse...

Ramiro! Estou tão triste que nosso projeto não passou... nhé... mas vamos tentar reverter este processo.
Obrigada pelo elogio, pela visita e volte sempre! Vou aproveitar e dar uma passadinha no Pistola d'Água. Aliás, que nome legal vc deu pro seu blog!

Talita disse...

OI filhota!Tava troncha se saudade de escrever no seu blog!É que na casa da Guga a disputa pelo cp é ferrenha, rsrs e eu sobrava sempre.
Li Benjamim Constant mas nem comentei pois era muito tarde e eu morrendo de sono, já que naquela casa ninguém dorme antes das duas na madruga...
Concordo com vc em genero número e grau qto às definições esdrúxulas
que os autores de coquetel dão a certas palavras, acho que já havia comentado isto com vc.Pira eu sabia que era lugar de cremar corpos, presbiopia tb, "véieira", a palavra presbítero, tem o mesmo significado,tem que ser idoso pra exercer o cargo na igreja.E "seios" está correto sim, rs, pelo menos pra grande maioria das mulheres.E viva a cultura inutil, já que dá até polêmica aqui no seu blog, rsrs.
Todos em Sto André mandam beijos.Ah trouxe comigo o presente da Isis, um enoooooooorme edredon, muito lindo, qdo formos em maio teremos que levá-lo conosco.Conheci a filhinha do Saulinho, Monique,7 meses, Gênesis da Talita 6 meses.
Beijos procê e Brunão!

Panda disse...

Mami! Tava com saudades de você também... manda beijos pra todos aí em Sto André.