quinta-feira, 11 de junho de 2009

Pé na Senzala e As Jardineiras

Mami segurando um sapo regador.

Ontem foi impossível atualizar isso aqui... foi um dia cheio, que começou cedinho, com mami me acordando para tomar café. Depois do café começamos a limpar as janelas, mami os vidros e eu as persianas. Depois chegou a Paula e com ela saímos para passear um pouco, assim, não terminamos de limpar as janelas.

Fomos no Target, que é o meu supermercado predileto; lá tem de tudo, tudo lá é tão lindo! Quase que mami se deixou levar pelas delícias dolorosas do capitalismo novamente. Mas desta vez fomos mais incisivas nos conselhos e mami só comprou mesmo o que precisava e alguns mimos que estavam baratos para levar pro Brasil. E eu dei pra ela um lindo chapéu de palha - que por enquanto está sendo de grande valia para a jardinagem, mas que em breve será usado com muito glamour numa praia e no campo.

Depois almoçamos no Taco Bell umas tortilhas e uns burritos apimentaaaados e a Paula nos deixou na Praxair pra eu pegar o carro e a gente ir no Lowes Home and Goods pra comprar as coisas de jardim: sementes, sementeiras, enxada, pá, terra. Chegamos em casa e mami já começou a carpir. As janelas quem retomou fui eu. Mas só as do fundo, que a gente usa mais. Depois toca eu pra enxada e mami no rastelinho. E olha, que até o sol baixar a gente conseguiu capinar a volta praticamente inteira da casa e preparar bem o terreno onde será plantada a horta orgânica. Depois de muitas enxadadas e muitos tufos de mato arrancados e litros e mais litros de água pra matar a sede e lencinhos para enxugar o suor do rosto, chegamos à conclusão de que levamos muito jeito pra lidar com as ferramentas da terra. Deve ser porque temos um pezinho lá na senzala.

Para descansar, preparamos as sementeiras e esta foi a melhor parte do dia. É incrível! A gente compra uma bandeja com vários copinhos biodegradáveis, cada qual com uma pequena rolha - ou algo parecido - dentro. Você molha com água morna e as rolhas expandem, e na verdade as rolhas são de terra seca e comprimida, que com a água incha enchendo o copinho até a boca, como num passe de mágica. Pronto, agora era só colocar três sementinhas em cada um dos copinhos, cobrir com o plástico e esperar, que dentro de 10 dias - dependendo do tipo de semente - os brotinhos já vão despontar.

De noite fiz uma torta de legumes daquelas que a gente inventa na hora e faz a olho, que fora ter ficado salgada demais, ficou oátima. Mami visivelmente esgotada, recolheu-se aos seus aposentos logo após o jantar, não sem antes tomar cinco litros e meio de água para aliviar o sal da minha torta, e eu e o Bruno ficamos assistindo Crocodile Dundee, sim, o clássico dos anos 80 que vivia passando na sessão da tarde, mas que eu não me lembrava de como era tão engraçado! Depois fomos dormir e eu fiquei lendo "Os Soldados Brasileiros de Hitler" até cair no sono.

9 comentários:

Alessandra Pilar disse...

Primeirona... rááááá!!!

Alessandra Pilar disse...

Ufa, que dia cansativo vcs tiveram hein? Mas deve ter ficado uma linda horta! Queremos fotooooo!!!
bjinhos

Panda disse...

Vixx, tá longe ainda de ser uma horta. Por enquanto só limpamos e cercamos o terreno, e revolvemos a terra. Agora ela deve descansar por 1 semana, antes de jogarmos o adubo e plantarmos as sementes e depois as mudinhas que plantamos na sementeira.

Mas vou tirar fotos hj... pra fazer um passo a passo. bjos

Alessandra Pilar disse...

Pandaaaaa.... amada!!!
São exatamente 22:53 por aqui e tamos fazendo um comes e bebes aqui em casa e adivinha qual é o som oficial do festerê???? Criaturas, claro!

Que pena que vcs não estão no Brasil, senão estariam aqui conosco. bjinhos

Tete disse...

Como é gostoso lidar na terra....eu adoro mexer nos meus bonsais, pois é o que posso ter dentro do apartamento! Mas com certeza a tua horta vai ficar lindona!
Que delicia estar passeando com a mãe em Charlotte. Logo vc vai estar passeando com a vó e o Daniel! Dia 11 de julho eles estão chegando.
A MArina passou em Direito na Universidade Positivo! Semana que vem ela vai fazer na Curitiba também!
Beijos, beijos

Tati disse...

changing the subject... would you please create a link in you blog for Cosmonave na Garagem do Faustão?
They have to win this contest!!!
There is so many shit in there that I couldn't resist!!

http://domingaodofaustao.globo.com/Domingao/Garagemdofaustao/0,,16989-p-V1055668,00.html

Thank you!!!

Ana Balbinot disse...

Xandinha!!!
Delícia, pude ler todas as suas postagens que eu ainda não tinha podido ler, amei e me diverti muito com cada uma delas, como sempre! Qualquer dia precisamos te contar a nossa experiência com hortas, que foi muito, muito engraçada, claro, isso porque a gente consegue rir da gente mesmo, pois fizemos um baita papelão, e as únicas 2 coisas que conseguimos colher foram: 1) somos megalomaníacos e 2) somos urbanóides estúpidos e incapazes de fazer uma horta. Esse "somos", claro, refere-se a mim e ao Filósofo.
Beijos e boa sorte com a horta!

Panda disse...

Teté, lidar com a terra é muito gostoso, mas cansa! Essa história de que relaxa é bem verdade, mas ao mesmo tempo dá uma dor nas costas, hahahaha... manda os parabéns pra Marina!!! Estamos aguardando o Daniel e a vó!
bjos da Panda (deslogada)

Panda disse...

Tateim, i link istí ií di lidi.
Im biji.
Pindi

Anowska! Já estava com saudades de te ler por essas redondezas! Você precisa nos contar as peripécias e experiências de vcs com hortas... mesmo que fracassadas, pois assim não recorremos no mesmo erro! Beijos e volte sempre!