quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A volta triunfal do Ciclojam!

video


Desde o final do século passado (hehehe, ok, desde 1996) o produtor Cyro Ridal vem batalhando pra mostrar um pouco do que se produz musicalmente na cena independente de Curitiba. Primeiro na extinta e saudosa Estação Primeira e depois na Rádio Educativa, o Ciclojam deu tão certo que passou a ser veiculado também na telinha da TV Paraná Educativa. 

Não somente pela relevância cultural - uma vez que este é e foi o primeiro programa exclusivamente dedicado à cultura underground da nossa cidade - mas também pela originalidade do formato (músicas executadas ao vivo intercaladas com depoimentos dos músicos, tudo captado por 3 ou mais câmeras que exploravam ângulos meticulosamente inusitados!) o Ciclojam se tornou referência como espaço para divulgação da música independente curitibana. Isso até o mais lóki dos governadores, Roberto Requião - dentre outras medidas que vieram aniquilar os incentivos culturais de nosso estado - proibiu a execução do programa, alegando que música independente não era cultura!

Assim, Cyro Ridal tentou por outras políticas públicas (como a Lei Municipal de Incentivo à Cultura) botar novamente o programa pra rodar. Graças ao apoio da Lúmen FM e do Canal Futura, o programa já tinha casa nova. Além de reprises, foram ao ar gravações inéditas, que com o tempo também passaram a ser reprisadas. Enquanto isso, Curitiba e sua mania de band-boomer não parava de mandar novos sinais sonoros. Cyro, de ouvidos parabólicos e sempre antenados, resolveu arregaçar as mangas e, ainda que sem verba para locação de espaço, ilhas e equipamentos de filmagem, botou a mão na massa, arranjou  novos parceiros (eu e a Gramofone dentre eles!), deu um pé na bunda das burocracias e voltou a produzir, na cara e na coragem. 

O resultado você pode conferir toda quarta-feira, às 22h30 (com reprises aos sábados no mesmo horário), na Lumen TV/Canal Futura (16 UHF e 32 NET). A estreia da nova temporada do Ciclojam foi ontem, mas passa de novo no sábado, portanto, ainda há tempo pra acompanhar desde o início! 

As bandas da nova leva são Koti e os Penitentes, Charme Chulo, Giovani Caruso e o Escambau, Poléxia, Diedrich e os Marlenes, Anacrônica, Cassim & Barbária, Mordida e Cosmonave, esta última, a banda dos meus amados sobrinhos! Não perca... e quem quiser conferir um pouquinho do formato antigo, clique aqui pra ver a minha banda, há 5 anos atrás...

6 comentários:

Ivo e Fátima disse...

PRIMEIRÃO

Ivo e Fátima disse...

Pandinha linda

Criaturas 2005!!!

Que emocionante - Bruno magrinho, Caetano ainda com o baixo velho e sem barba. Você linda como sempre!!!

O sogrão alienado aqui nem fazia ideia da existência do Ciclojam - veja só. Não sei se na Sky aqui de casa tem Futura - vou procurar para dar uma olhada nos próximos.

Beijos

Sogrão

Panda disse...

Pois é sogrão! Mas não se culpe... só você e mais 99% da população paranaense provavelmente nunca tinha ouvido falar... por essa e por outras que uso meus meios internáuticos para divulgar!

Bjos

damuzica@gmail.com disse...

Esta é minha sobrinha que não para um minuto... vai ¨pandinha¨!

Fatima disse...

Xanda, que saudade dos Criaturas aqui na minha garagem! Muito som e umas comidinhas no final... Sabe que a visinhança reclamou da calmaria depois que vovês se foram....
Vamos ver se o Ivo a Futura aqui em casa, mas acho que não temos não.
Vocês eram lindos em 2005 e são muito lindos hoje, pena que não alegram mais os meus sábados a tarde...
Beijocas

Panda disse...

Querida tia Guga, seja bem vinda e volte sempre!!! Bjos

Fatiminha, também temos saudades dos bons e velhos tempos do quartinho records...

Bjo!