segunda-feira, 29 de março de 2010

Parabéns, Curitiba!

317 aninhos!


Para homenagear o aniversário desta cidade controversa, faço uma oração.
Bem cantou um sabiá de nossa terra, Lydio Roberto:

Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

(Lydio Roberto / Cristina Saraiva)

Nossa Senhora da Luz dos Pinhais olhai por nós
Por esta terra profana que já se esqueceu de vós
Iluminai este chão, serenai nosso coração
Nossa Senhora da Luz perdoai quem não tem perdão

Filha da trilha do ouro, nasceu
Índia, tropeira, irreal
Sangue estrangeiro e peão
Filha de tanta ilusão

Já vai longe
Onde está a fé ?
Santa padroeira
Onde estais ? Perdoai ...

Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, erguei a voz
Não permitais que a esperança por fim, se apague em nós
Iluminai este chão, afastai a desolação
Nossa Senhora da Luz, apontai-nos a direção

Vila primeira, primeira canção
Santa, formosa, imortal
Vila da Luz, devoção
Pousai a mão sobre nós

Nossa Senhora da Luz dos Pinhais olhai por nós
Iluminai este chão, serenai nosso coração
Nossa Senhora da Luz dos Pinhais erguei a voz
Iluminai este chão, apontai-nos a direção

11 comentários:

Ivo e Fátima disse...

Primeirão de novo na Panda ultraprodutiva.

Sogrão

Tete e Carlos disse...

Levei um chamado por não estar mais comentando no blog.
Aqui estou eu novamente, numa segunda-feira chuvosa, em pleno aniversário de Curitiba, trabalhando!
Beijos

Ivan disse...

Viva Curitiba! - e viva a Xanda, que participou com muita propriedade do grupo seleto de pessoas e personalidades nascidas ou radicadas em Curitiba, na reportagem especial da Gazeta do Povo [50 motivos para amar Curitiba].
A conferir aqui:
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=987309&tit=50-motivos-para-amar-Curitiba

Panda disse...

Sogrão! Panda mega ultraprodutiva sim! É que a semana que passou foi cheia... e logo hoje teve o aniversário de Curitiba, cidade que tanto amo e que aprendi a valorizar ainda mais depois que nos mudamos pra cá!

Essa música do Lydio é linda!!! começa com uns batuques meio indígenas e tb meio afros, depois merge para a liturgia da oração do branco...

Não importa o grau de europeização da cidade, nossa transculturação é evidente! Muito legal mostrar isso pela música. Quer dizer, pelo menos é o meu jeito de interpretar a canção.

Tetééé, bom mesmo não deixar de comentar, estou notando uma queda no número de comments e isso deveras está preocupante. Espero que vc não faça parte dessa terrível estatística! Hehehe... saudades!

Obrigada Ivan, meu caro amigo poeta! Seu talento para as letras é mais um dos motivos pelos quais tenho orgulho desta cidade!

Beijos

Alessandra Pilar disse...

Panda querida, tenho que me preparar melhor, to perdendo muitas poles ultimamente. hehe.
Bom, não poderia deixar de comentar num post sobre o aniversário de Curitiba, cidade que eu escolhi para viver e que amo demais. Adorei falar contigo, mesmo que rapidinho.
bjão
Pilar

Ivo e Fátima disse...

Vejam só - se não é o nosso Ivan poeta, o Sogrão distraído aqui não teria visto o comentário da Pandinha linda publicado na Gazeta. Para facilitar a vida daqueles que forem procurar no site, a Panda aparece no motivo 38.

Sogrão

Ivan disse...

Ivo: no motivo 24 ela também surge, elogiando a arquitetura do MON - acho que a Xanda é a única personalidade que aparece duas vezes neste especial...

Pena que não perguntaram a ela quais são os melhores poetas curitibanos da atualidade...

(Minha maldade curitibana me leva a pensar que esse pessoal da Gazeta do Povo resolveu finalmente dar à Xanda o merecido destaque porque ficaram sabendo que ela está morando nos States...)

Fatimóca disse...

Só pra dizer olá....e viva Curitiba que também me conquistou nos idos de 1968 e até hoje me mantem cativa!
Beijos cheios de saudades

Panda disse...

Pilarzinha! Tb adorei falar contigo e com o Chico! Como ele está cada dia mais lindo! E como é simpático né... muito fofo!

Sogrão, eu sabia que ia sair a matéria mas pensei que vcs, leitores assíduos da Gazeta, iriam descobrir a novidade... por isso não disse nada. E eu mandei 3 motivos, mas eles só colocaram dois =(

Ivan, o terceiro motivo que citei não era bem sobre os melhores poetas da atualidade... mas se me perguntarem ano que vem, já tenho mais dois motivos, este e o que não foi citado.

Porém, tenho uma ressalva a fazer. A gazeta sempre conferiu um ótimo espaço pra mim e pros Criaturas... desde o início da banda - nossa primeira matéria assinada pela Adri Perin foi capa do Caderno G, lembro-me como se fosse ontem!

Dia dos Namorados de 2002 teve um especial meu e do Bruno - pombinhos que trabalham juntos.

Tb fiz uma matéria no Viver Bem sobre óculos escuros - acho que só por causa da música! E tb porque uso meus esdrúxulos óculos vermelhos e nem sou daltônica!

Além disso, chamadas pra show nosso sempre saíram na programação.

Enfim, a Gazeta sempre valorizou meu trabalho (desde minha banda Wasted, se bem que naquela época tínhamos destaque muito maior na Folha de Londrina, quando o Luis Claudio por lá trabalhava...).

Mas enfim! A matéria tá muito legal! Faltou mesmo só os poetas da atualidade e os festivais de música que citei mas que não foram incluídos.


Fatimoca!!! Please considere a possibilidade de voltar junto com a gente em maio.

Bjos!

Juliana Pires disse...

Parabéns para Curitiba, uma linda cidade de encher nossos olhos!

Beijos

Panda disse...

Fala Juliana, obrigada pela visita!

Bjos