segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Grand Canyon Experience

Passeio obrigatório para quem vai a Vegas é visitar a famosa represa Hoover Dam. Famosa mesmo, você certamente já deve tê-la visto no filme do Superman, naquela cena clássica em que ele salva um garotinho que cai de uma barragem. Lembrou? Então.



Esta é a Hoover Dam, que represa o Rio Colorado, cuja nascente fica lá nas montanhas rochosas do estado que leva o mesmo nome (onde eu estava no final de 2007), percorrendo vales e cannions nos desertos de Utah e Arizona, ali fazendo divisa com o estado de Nevada, a mais ou menos umas 30 milhas (aproximadamente 50 quilômetros) de Las Vegas.



Las Vegas, por sua vez, não seria a mesma sem o Rio Colorado e a Hoover Dam. Toda a energia que abastece a cidade e seus incontáveis milhões de luzinhas vem de lá. A represa é de fato a divisa entre os dois estados, e para ir de Nevada para o Arizona em direção ao Cannion, você obrigatoriamente tem que passar pela barragem. A estrutura impressiona. É um gigante no meio do deserto.


Construída no início da década de 30 - época em que o país ainda era assolado pela Grande Depressão - a Hoover Dam ficou pronta em 1936, dois anos antes do planejado. Toneladas de pedras tiveram que ser removidas dando lugar às toneladas de concreto necessárias para levantar o paredão que represa o rio. É, sem dúvida, uma das maravilhas da engenharia moderna.


Chegando no estado do Arizona, a paisagem já começa a ficar diferente, e paredões de rochas e montanhas levantam-se no horizonte do deserto, já nos dando uma noção da magnitude do Grand Cannion e, inevitavelmente, nos lembrando daqueles filmes de bang-bang que assistíamos na Seção da Tarde em nossa infância. Eu olhava praquilo ali e só ficava esperando pra ver um índio surgir no topo de uma pedra, ou quem sabe, um cowboy daqueles do mundo de Marlboro.


Mais uns bons 50 quilômetros de highway e estrada de terra, você chega na reserva dos índios Hualapai, que construíram a mais nova atração do deserto, o Sky Walk.


Uma estrutura metálica e de vidro que, presa a um dos paredões do cannion, avança para o precipício em direção à outra margem, que fica a uns 5 quilômetros de distância. Além de desembolsar alguns dólares, você precisa de uma boa dose de coragem pra encarar a aventura. Dá um frio no saco!


Impressionante que antes de entrar nesta atração você fica ali, no topo do cannion, e entre você e o abismo não tem nenhuma gradezinha sequer. O único dispositivo de segurança é um aviso mui amigo do guia turístico: não se aproxime demais da margem e não ande fora da via asfaltada, o deserto tem cobras e escorpiões e o hospital mais próximo fica em Las Vegas!


Clique na imagem para ampliar e ver "o menino dos meus óculos".

Mesmo assim, impossível não se aventurar e escalar as formações rochosas para se sentir no topo do mundo. Ta aí uma das paisagens mais encantadoras que nossos olhos já viram, da qual certamente jamais nos esqueceremos!


Agradecimentos mais que especiais ao sogrão e à Fatiminha, que além das fotos desta postagem nos propriciaram estes grandes e memoráveis momentos para enriquecer o conteúdo do meu humilde e desatualizado Diário de Bordo!

14 comentários:

Ivo e Fátima disse...

Primeirão!!!

Ti cuida Pilar!

Sogrão

Tete e Carlos disse...

OI Xanda...a quanto tempo!!!
Só de ver as fotos já me deu tontura....imagine eu com esta labirintite escalando estas rochas. Ui, só de pensar já me sinto mau.
Mas a paisagem é maravilhosa mesmo!
Beijos

Laranjo Mecânico disse...

Muito massa o visual do Canyon. Esses dias, por coincidência assisti um documentário falando justamente sobre a construção dessa represa.

abraço

João

HeLô disse...

Oiee!!

O garoto q o superman salva é o Jimmy (o fotografo do jornal).
Acho q essa divisa aparece naquele filme "e agora meu amor" com a Salma Hayek e o Matthew Perry.

Essas obras gigantescas realmente impressionam, vcs deveriam visitar Itaipu (q acho q hj em dia é a segunda maior do mundo, so perde pra china). A gente se sente uma formiguinha, ne?!

Lindas essas paisagens de deserto!! eu AMO!
A vista que voces tiveram do Sky walk deve ter sido impressionante! To com inveja!! haha
Lindas as fotos!

beijos!!!

Panda disse...

Helô!!! Preciso mesmo ir pra Foz ver as Cataratas e a Itaipu... é um absurdo eu ter morado 30 anos aí e nunca ter ido pra lá né? Bjos

John, que coincidência essa do documentário sobre a hoover dam, hein? Nem fale... o visual do cannion é mesmo deslumbrante! Mas rapá, teu blog Discotec tá demais, hein! Queria ter mais tempo pra acompanhar diariamente,porque cada vez que acesso tem 3, 4 postagens novas e fica difícil ler todas. Valeu pela visita, volte sempre.

Teté, realmente, pra muitas pessoas o Sky Walk é de tontear e de fazer as pernas tremerem. Fatiminha que o diga!!!

E sogrão, qual é essa de garantir a pole e não colocar comentário, hein? To esperando. Hehehe.

Alessandra Pilar disse...

Bom totalmente passada pra trás por todos! Aff... hehehe. E olha que entro aqui todo dia, mas hoje... não deu.
Que imagens maravilhosas Panda. Agora eu não sei se me aventurava naquele mirante não, tenho pavor de altura... haha.
Menina, vc não conhece as Cataratas???? Não creio!!!! Nossa, é um lugar único, onde vc sente o poder da natureza. Já devo ter ido lá umas 6 vezes, mas vou sempre que estiver em Foz. Parada obrigatória. Agora preciso levar o Chico, ele foi só quando eu tava grávida... hahaha. bjão amada...

muitas saudades!

Ivo e Fátima disse...

Paninha linda

Sogrão tem que tentar ganhar o leite das crianças para podêr-las levar a Vegas, logo, só garante a pole e vai trabalhar!!!

À noite, enquanto espera pelo tabule especial de 66 anos de casamento da sogrona, escreve tais simples explicações...

Não fiquem com ciúmes, mas tá quase todo mundo (Faustinho, Cati, Bia, Gabi, Lê, Rafão, Vó Vivinha, Sogronis lindis e amadis, Sogrona) aqui se delicinado com o tabule feito com azedinha da horta da Lê.

Beijos saudosos do Sogrão

Ivo e Fátima disse...

Pandinha linda

Sogrão já com alguns uisques na cuca, pede desculpas pela imensa quantidade de erros de protuguês no comentário anterior.

Beijos

Sogrão

Ivo e Fátima disse...

Pandinha linda

Sogrão lembra que tem que escanear a foto de todos no Skywalk, aparecendo o abismo infinito lá em baixo.

Breve o fará, e um post especial merecerá.

Beijos de novo.

Sogrão

Fatima disse...

Xandoca como vocês fazem falta...sobrou Tibilie, pode???
E o Caetano ainda levou mais um potinho para casa...
Sobre a situation no Skywalçk, aviso aos desavisados que é preciso ser mutcho matcho para andar no vidro, eu só andei no ladinho que é jateado, eu não sou matcho né!..!...
Nós é que ficaremos eternamente gratos por ter a chance de fazer estas loucuras com vocês, pois sem vocês não teríamos feito ou mesmo que fizessemos não teria a menor graça. Adorei o "menino dos seus olhos", ele é mesmo lindo não é?
Um beijo com muito carinho e saudade.

Aline Desiré Marie Lemos disse...

Lindaaa, passando pra deixar mil beijokas...Quanta saudades...Pelo q vejo vcs andam curtindo muito tudo ai!!!Q. ótimo, fico muito feliz.Tenho muitas novidades boas, que logo te mando por email. Com essa coisa de twitter menina, isso é um vício...Te amo prima.
beijokas mil em vcs dois.
Aline Lemos

Panda disse...

Aline, que surpresa boa um readinho seu neste blog! Agora vc me dexou curiosa!!! Ficarei aguardando as novidades. Bjos em todos aí.

Sogrinis, que coisa, se o correio aí não tivesse em greve ia dizer pra vc mandar o tibili pra nós... hehehe...
ou na próxima aventura tragam azedinha da horta de lê pra gente fazer um tibilão aqui!

Sogrão, você está perdoado, além de ter exposto um ótimo argumento, colocou mais 2 comentários!

Pilaaaar! Não importa a colocação, o que importa é marcar presença! E creia, petit, esse meu zóio que a terra ainda há di cumê nunca viu as cataratas! maix miaguááaárdem, agora cada ida minha ao Brasil vai ter que incluir uma parada obrigatória em lugares diversos, porque afinal di contaix, tenho que conhecer as maravilhas do meu país também né?

Talita disse...

É isso aí Xandinha, em belezas naturais e em obras monumentais o Brasil compete, rsrs...
Realmente essas pais
agens sao de tirar o folego (sem acento mesmo)nao to enchergando nada, to teclando no escuro aqui na tati, o Cicero tá dodoi e dormindo com a tati...
Vcs todos estao lindos nas fotos...
O menino dos seus zóios é um gatao mess!
bjs duplos!!

Anônimo disse...

Oi tia panda é a luiza de novo.

Que linda que vc está tia toma cuidado aí com os zóios gordos das pessoas!!!haushau
beijinhos lulu