quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Oito Mini-Mandingas


A seguir trechos inéditos do manual A Praga Das Sete Pandas. São oito mini-mandingas pra ser mais feliz e constatar o que já sabia. 

1. Assuma sua humanidade!
Errar não somente é humano, como também é a melhor forma de aprender. Porém o erro é uma lição dolorida, que exige resignação e humildade. É um processo. Arrepender-se, pedir perdão e perdoar são partes fundamentais deste processo. Ao invés de estapear a testa se perguntando por que eu fiz isso ou onde foi que eu errei, pergunte: o que eu estava aprendendo? 

2. Sorria e ria de si mesmo
Os banguelas que me desculpem mas, mostrar os dentes é fundamental. Tá eu sei. Acordar cedo e ir pro trabalho não tem a menor graça. Pensar nas dívidas e nos mil problemas que tem que enfrentar no dia, ou no pesadelo idiota da noite anterior, ou nas rugas e nas olheiras das horas insones, mmm. Esqueça tudo. Dentro do banheiro, do lado de lá do espelho, o mundo é outro, e todo seu. Escove os dentes, bocheche, gargareje, faça sons insuitados, olhe-se no espelho e divirta-se com sua figura, que afinal nem é tão patética assim.

3. Passar a hora da raiva
Descarregue! Chore e ouça um reggae (de preferência aquela música do Bob Marley que diz: don't worry about a thing. Coz every little thing is gonna be alrite. Ou senão mude pra um rockão pesado. Até mesmo um sertanejo universitário pra dar mais raiva e você esmurrar todas as almofadas fofas do sofá. Mas lembre-se de não esmurrar vidros, pessoas, pontas de faca, portas, paredes, janelas e animais.

4. Raiva tem hora
Nunca passe raiva por mais do que uma hora. Na dúvida, programe seu despertador para cronometrar sua hora da raiva. E jamais se permita só mais cinco minutinhos. Todo mundo sabe que o maldito snooze não funciona.

5. Agradecer sempre
Em suma: ao mal agradecido sempre faltará motivo pra agradecer. A gratidão é a mandinga melhor que existe para atrair coisas e pessoas boas. Agradecer é a forma mais fácil de cultivar amizades e o amor entre as pessoas.

6. Ler, escrever, produzir, compor, estudar, aprender uma nova língua
Mandinga seis: cabeça vazia, oficina do diabo. Passar mais tempo fazendo coisas úteis para você e sua saúde.

7. Don't be a fake
Se você é agradável com as pessoas somente porque lhe convém ou porque espera algo em troca, quit being a bitch. Apesar de ser natural que uma mão lave a outra, não devemos nunca nos acostumar a ser úteis somente quando há algum interesse ou  recompensa envolvida. 

8. Seja modesto em suas expectativas e não espere dos outros mais do que você pode dar a eles
Quanto mais expectativa criamos, maior a possibilidade de nos decepcionar. Depois de frustrados, tendemos a culpar os outros que não corresponderam às nossas expectativas, e não reconhecermos que fomos nós que esperamos demais. Nada e ninguém é perfeito. E criar expectativas ilusórias é um erro muito comum. Por isso... retornemos à mandinga de número 1.

Um comentário:

Unknown disse...

tentei e deu certo
obrigado