segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Hipocrisia X Honestidade



Hoje tuitei uma frase que certamente derivou de meus estudos freudianos, na qual dizia para não nos iludirmos. Conviver harmoniosamente exige de cada um de nós um certo grau de hipocrisia. Perdi dois ou mais seguidores. 

Ninguém gosta de ler e ouvir "verdades" (ponho entre aspas pela mera inconsistência do termo, o que poderá ser discutido em futura postagem). E toda vez que isso acontece, geram-se conflitos (ou unfollows).

Em nossa sociedade, a honestidade é geralmente relacionada à falta de tato, de educação ou de respeito; à delicadeza de elefante; ou à qualidade de tonto, trouxa, bobalhão; oposto de esperto. Como se lê, as metáforas para a honestidade não são nada incentivadoras.

Dizer o que pensa, com todas as letras, é politicamente incorreto. Devemos usar eufemismos. Pensar duas vezes, ou simplesmente calar a boca. Falar menos. Pensar mais. Escrever só as palavras mais doces, pois as palavras - doces, amargas, inúteis, tanto faz - depois de ditas, não voltam mais. Deixemos as palavras mudas. Sejamos honestos: todos temos de ser hipócritas!

Mas eu não consigo. Eu falo demais. Penso demais. Amo demais. Corro demais. Me acho demais. 

Se eu não escrevesse tanto, talvez não alimentasse essas três féreas Fúrias, Eríneas que já vêm com cada pessoa.

4 comentários:

Fatima disse...

Xanda querida,
Eu não te abandonei para sempre, foi só por um tempinho meio extressado, já passou. Quisera eu ter o seu dom de escrever, li hoje tudo de umavez...que delicia, desde o aniversário de casamento eu não lia. Ou lia mas não chegava a comentar.
Não abandone o seu blog, ele [é uóóó´timo. E não vou perder mais nenhum capítulo desta aventura Charlloteana.
Beijos,
Sogrins redimidis

Panda Lemon disse...

Fatiminha!

Obrigada por estrear essa pole, antes tão disputada, e ultimamente tão rejeitada... e fico feliz que o "tempinho meio estressado" já seja coisa do passado!

Aqui o tempinho estressado está só começando.
Ou seja, daqui pra frente, tudo pode piorar.
Ou não.

Obrigada pelo incentivo, sempre!

bjo

talitazevedolemos@yahoo.com.br disse...

Entre hipocrisia e honestidade, claro que fico com a honestidade.Nao sei mentir...

bjs

Kaneda-san Sushi e Sashimi disse...

melhor do que ser cega é ler mentiras, inclusive nos comentários.