quarta-feira, 6 de abril de 2011
Ferramentas Modernas para o Ensino de Segunda Língua.
Este semestre meus alunos estão fazendo uma pesquisa sobre aspectos culturais do Brasil. Além da pesquisa, eles precisam preparar um power point e uma breve apresentação oral. Claro que em Português. Os assuntos que eles escolheram são os mais variados. Capoeira, Escravidão no Brasil, Cinema Novo, Tropicália, Chico Buarque, Carnaval, Festa Junina, e por aí vai...
Na conferência que fui no mês passado, uma das professoras mostrou os trabalhos que ela tem desenvolvido com seus alunos usando essa maravilhosa ferramenta: o Voice Thread. Fiquei encantada. Ao invés de fazer apresentações orais (que, na hora H bate aquele nervoso, dá branco, pigarro, tosse, coceira, paralisia, dor de barriga), eles podem gravar as falas no conforto de casa, quantas vezes quiserem, até ficar bom. Daí é só chegar na classe e mostrar o trabalho. Graças à tecnologia das universidades americanas, todas as salas de aula têm computador, telão, acesso à internet... uma beleza!
Fiz esse exemplo pra mostrar como funciona. Depois posto aqui o resultado do trabalho dos meus pupilos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
hahaha, muito ridículo ouvir minha voice-over narration. mas tá valendo. aula de portugues básico 2.
Primeirão! Volta a velha forma!
Esse primeiro comentário da própria Panda absolutamente não concorre...
Quanto à narração com a nova ferramente de ensono, o que posso dizer além de qua qua qua qua qua.
Beijos do Sogrão
Pandinha linda
Não resisti e escutei de novo! Agora com nova impressão: qua qua qua qua qua!!!
Deixando a brincadeira de lado, ficou muito bom e didático - eles vão entender perfeitamente.
Beijos do Sogrão
Hahahaha!!! Sim sograo... Tem que ser didatico, afinal... Aproveitei pra incluir na narracao muitos pontos gramaticais que aprendemos; vocabulario da familia, verbos no passado, o uso do superlativo, adjetivos e adverbios.
Panda que massa! Me senti uma artista, coadjuvante, mas tudo bem...
Sua narração soa exatamente igual as narrações que a gente tem em aulas de curso de inglês,fases bem articuladas, pausa para digerir o que entendeu, termos simples e diretos. Adorei, quero ser coadjuvante de outros projetos.
Já estamos na contagem regressiva...já estou com uma tartaruga com o relógioa nas costas...
Beijins
Panda, quer explicar o sub-desenvolvimento latino americano?
Saca o "What if Latin America ruled the world?" do Oscar Guardiola-Rivera.
Acabei de começar a ler, mas a visão é uma visão mais séc. XXI, ao contrário da nossa visão de quem viveu fim de ditadura, dívida externa, inflação, Xuxa e Angélica, e que temos uma visão séc. XX démodé.
http://www.guardian.co.uk/books/2010/jul/03/latin-america-oscar-guardiola-rivera
Postar um comentário