quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ferramentas Modernas para o Ensino de Segunda Língua.






Este semestre meus alunos estão fazendo uma pesquisa sobre aspectos culturais do Brasil. Além da pesquisa, eles precisam preparar um power point e uma breve apresentação oral. Claro que em Português. Os assuntos que eles escolheram são os mais variados. Capoeira, Escravidão no Brasil, Cinema Novo, Tropicália, Chico Buarque, Carnaval, Festa Junina, e por aí vai...


Na conferência que fui no mês passado, uma das professoras mostrou os trabalhos que ela tem desenvolvido com seus alunos usando essa maravilhosa ferramenta: o Voice Thread. Fiquei encantada. Ao invés de fazer apresentações orais (que, na hora H bate aquele nervoso, dá branco, pigarro, tosse, coceira, paralisia, dor de barriga), eles podem gravar as falas no conforto de casa, quantas vezes quiserem, até ficar bom. Daí é só chegar na classe e mostrar o trabalho. Graças à tecnologia das universidades americanas, todas as salas de aula têm computador, telão, acesso à internet... uma beleza!


Fiz esse exemplo pra mostrar como funciona. Depois posto aqui o resultado do trabalho dos meus pupilos.

6 comentários:

Panda disse...

hahaha, muito ridículo ouvir minha voice-over narration. mas tá valendo. aula de portugues básico 2.

Ivo e Fátima disse...

Primeirão! Volta a velha forma!

Esse primeiro comentário da própria Panda absolutamente não concorre...

Quanto à narração com a nova ferramente de ensono, o que posso dizer além de qua qua qua qua qua.

Beijos do Sogrão

Ivo e Fátima disse...

Pandinha linda

Não resisti e escutei de novo! Agora com nova impressão: qua qua qua qua qua!!!

Deixando a brincadeira de lado, ficou muito bom e didático - eles vão entender perfeitamente.

Beijos do Sogrão

Panda disse...

Hahahaha!!! Sim sograo... Tem que ser didatico, afinal... Aproveitei pra incluir na narracao muitos pontos gramaticais que aprendemos; vocabulario da familia, verbos no passado, o uso do superlativo, adjetivos e adverbios.

Fatimóca disse...

Panda que massa! Me senti uma artista, coadjuvante, mas tudo bem...
Sua narração soa exatamente igual as narrações que a gente tem em aulas de curso de inglês,fases bem articuladas, pausa para digerir o que entendeu, termos simples e diretos. Adorei, quero ser coadjuvante de outros projetos.
Já estamos na contagem regressiva...já estou com uma tartaruga com o relógioa nas costas...
Beijins

Gabriel Nogueira disse...

Panda, quer explicar o sub-desenvolvimento latino americano?

Saca o "What if Latin America ruled the world?" do Oscar Guardiola-Rivera.

Acabei de começar a ler, mas a visão é uma visão mais séc. XXI, ao contrário da nossa visão de quem viveu fim de ditadura, dívida externa, inflação, Xuxa e Angélica, e que temos uma visão séc. XX démodé.

http://www.guardian.co.uk/books/2010/jul/03/latin-america-oscar-guardiola-rivera