segunda-feira, 20 de julho de 2009

A maior casa da América


Biltmore é uma mansão daquelas de cair o queixo. Construída entre 1888 e 1895 por George Washington Vanderbilt, traz 5 pavimentos, mais de 250 quartos, 5 cozinhas, jardins paradisíacos, estufa, uma piscina gigante indoor e aquecida, salas de banquete, de música, de ginástica, de descanso, tudo decorado minuciosamente com mobílias em madeira de lei - a maioria no estilo rococó; lareiras gigantes, tapeçarias finíssimas e obras de arte que não acabam mais. Tanta beleza fica ainda mais bela cercada pelos vales, planaltos e montanhas da Carolina do Norte, mais precisamente em Asheville.



O passeio é meio caro, mas vale cada centavo. São duas horas de expedição dentro da casa, mais um dia inteiro para percorrer os jardins, a vinícula, a fazenda... É realmente de impressionar. A casa ainda pertence à família Vanderbilt, que resolveu abri-la para visitação a fim de arrecadar fundos para restauração e manutenção do lugar. O negócio pelo jeito deu certo, vem gente dos Estados Unidos e do mundo inteiro para visitar a mansão.


Depois de percorrermos as escadarias de mármore e os cômodos luxuosos de Biltmore, apreciarmos os incontáveis jardins, fazermos a degustação dos vinhos ali produzidos e escutarmos a legítima música country com banjo, violão, violino e baixo de pau, era hora de descansarmos à beira do lago com um picnic agradável e relaxante.


De tardinha fomos para o hotel e aproveitamos para nos refrescar na piscina, que delícia! E então caiu a ficha de como o Danielzinho já não é mais Danielzinho coisíssima nenhuma. Naquelas brincadeirinhas idiotas de menino, o Bruno literalmente levou um caldo do Daniel!

De noite fomos jantar mas a vó ficou com enxaqueca e não pôde apreciar a onion ring mais deliciosa que eu já comi em toda minha vida. Daí ela nem comeu nada, voltamos para o hotel para descansar porque realmente, o dia foi bem cansativo!

No domingo acordamos e pegamos a Blue Ridge Parkway, uma estradinha que corta um parque nacional gigantesco. Ar fresquinho da montanha, vistas altas, de encher os olhos e os pulmões. Almoçamos num restaurante no alto da serra e descemos para Charlotte sem ter hora para voltar, parando em cada mirante, percorrendo algumas trilhas mais curtas pra vó Vivinha não ficar mortinha de cansada.

Foi uma viagem e tanto! A parte que eu mais gostei foi da piscina, pude praticar minha modalidade de nado predileta: peitoleta de costas. Eu que inventei e foi com este nado que eu conquistei o Bruno lá no Rio dos Papagaios! Mas essa já é uma oooutra história...

10 comentários:

Bruna * disse...

Que lindo esse lugar, parece até um sonho! Que bom que estão curtindo bastante:D
Daniel deu um caldo no Bruno, é? eita, hahaha (não podia deixar de comentar sobre isso hihi)
Beijos para todos!

Panda disse...

Bruninha! Quando a gente comprar essa casinha e vc já fizer parte da família oficialmente, está convidada a passar umas temporadas conosco, ou ainda se quiserem morar num dos luxuosos aposentos, serão bem vindos, ok?

Hihihihi... parabéns pela pole position =)

Tete disse...

Que passeio maravilhoso que vcs fizeram. Parece que meu filhinho creceu e ninguém percebeu!
Quando eu for fazer a visita oficial, também quero conhecer esta casinha.
Beijos e aproveitem mais ainda!

Panda disse...

Pode deixar, Teté! Certamente cabe toda a família mais amigos e agregados, hehehe... bjos

Ivo e Fátima disse...

Pandinha linda

Sogrão atrasadão, mas sempre presente. Ontem fui dormir logo depois que nos falamos, e hoje 03:45 já estava acordando para ir ao aeroporto pegar o vôo das 05:45 - que horários que fui inventar...

Que maravilha que é a Mansão Vanderbilt, hem? Se fosse na Europa, seria chamada de castelo (hehehe).

Vou querer ir visitá-la enquanto aí estivermos - com passeio pelas trilhas das montanhas e tudo o mais.

Beijos

Sogrão

fatima disse...

Hummmm que delicia de passeio, também quero ir! E comer onion rings too.
O Danielzão dando caldo no Bruno heim???quem diria....
Olha a Bruna aí na torcida: Bruna 1 x Bruno 0 HeHe.
Faltam 24 dias!!!!!!
Que bom que estão se divertindo.
Beijos

Talita disse...

Ai que inveja!!!Entao foram a Biltmoore e eu dancei, rsrs...
Mas estou feliz por terem ido,se divertido e conhecido cada comodo, cada movel, os jardins, as montanhas ao redor
desta modesta casinha!Quando eu voltar ai ano que vem tambem quero conhecer a maior mansao da America.
Por que nao mostrou a todos o seu, ops, o "meu" nado "capivara" esse tambem ´´e muito original, rsrs
Foram a algum show do summer concert?E a horta? cresce? produz?
Quero fotos.
bjs quadruplos!!!!

Ana Balbinot disse...

Pandinha! Que dili de dia heim?
Aproveitem bastante o verão, a Vó Vivinha e o Daniel. As melhores coisas da vida são essas!
Beijos

Panda disse...

É verdade, Ana! E como tudo que é bom dura pouco, amanhã a vó e o Daniel já vão embora... voltaremos a nossa velha rotina a dois, o que também vamos aproveitar bastante, até que o sogrão e a sogrinha venham!!! Bjos

Mami, a horta está esplêndida, os rabanetes são deliciosos. As beterrabas também já estão nos pontos e os pepininhos dá pra colher alguns pra fazer picles, pois ainda estão pequenininhos!!! As alfaces estão crescendo, dois pés já poderão ser colhidos em breve. Farei um filminho da colheita para publicar aqui. Mami, quando vc vier ano que vem vamos a Biltmore! Bjos, saudades, te amo!!!

Fatiminha e Ifinha, faltam apenas 15 dias! uhuuuuu! será que em meio a tantas programações e aventuras vai sobrar tempo - e dinheiro - para Biltmore???

Panda disse...

Ah, mami!!! Esqueci de demonstrar a modalidade de nado capivara. Mas você tem que me ensinar de novo, acho que não sei mais desempenhá-lo com sua maestria, hehehe. Um beijo