quarta-feira, 15 de abril de 2009

Música na escola agora é Lei!


A Lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, determina que até 2011 todas as escolas brasileiras tenham incluído em seu currículo o ensino de música na educação básica. Esta certamente foi uma vitória conquistada após muita mobilização, principalmente por parte da classe artística brasileira.

Contudo, tendo em vista a precariedade de nossas escolas e do ensino como um todo, implantar uma lei como esta não é assim tão fácil. Isso envolve uma série de questões práticas, como por exemplo, formação de professores, forma de contratação de professores, salário, material para viabilizar as aulas, espaço físico, o conteúdo a ser aplicado, enfim. Dá muito pano pra manga!

Agora que a conquista está feita, é hora de mobilizações maiores. Para que seja efetiva, deve-se pensar a educação musical, debatê-la, compartilhando experiências e analisando possíveis formas de realizá-la, antes de simplesmente colocá-la em prática como mais uma carga horária a ser implantada num currículo já abarrotado de matérias.

Foi pensando nisso que Bernadete Zagonel (minha tia!) idealizou e realizou o I Forum Brasileiro de Educação Musical. O programa, que também contou com a presença do meu ilustre cunhado Lydio Roberto além de outras personalidades aptas a debater este assunto tão amplo, será reprisado na sexta-feira, dia 17/04 a partir das 10hs. Quem quiser assistir acesse o canal 1 do link http://webtv.grupouninter.com.br.

7 comentários:

Ivo e Fátima disse...

De volta à velha forma!

Primeirão de novo.

Sogrão

Ivo e Fátima disse...

Pandinha linda

É verdade - é muito bonito e interessante o ensino de música na escola básica.

O problema é a velha mania braileira de tentar se resolver tudo na base da lei. O que adianta a lei, se você não tem uma educação de qualidade em praticamente nenhuma das nossas escolas públicas?

Será que vai mais uma vez ser na base do governo fingir que paga, os professores fingirem que ensinam e os alunos fingirem que aprendem?

Como em dois anos vai se conseguir professores habilitados a ensinar iniciação musical? A Bernadete levou mais de 5 anos estudando em Paris para se especializar na área.

Com a devida venia aos esforços da Bernadete e do Lídio, só quero ver onde isso vai dar.

Beijos do Sogrão

Panda disse...

Concordo. Mas acredito que a música tem um poder transformador e, uma vez que seu ensino seja bem implantado, poderá até melhorar a qualidade do ensino em geral. Estudos comprovam que desenvolvendo sensibilidade e habilidade musicais, outras habilidades como concentração, raciocínio e coordenação motora, também melhoram.
Minhas expectativas são boas... pelo menos eu espero que as nossas crianças, sendo desde cedo musicalizadas, cresçam tendo maior senso crítico ou ao menos discernimento, por mais primário que seja, entre música e poluição sonora!

Bernadete disse...

Xanda querida, vejo que vc se empolgou com o programa que fizemos sobre o ensino da musica na escola, e fez um belo texto. Que bom! E é isso aí mesmo. Temos que acreditar na melhora do ensino, e fazer a nossa parte, cada qual da maneira como pode. Estamos discutindo, informando, conscientizando as autoridades para que as providencias sejam tomadas. Tb continuamos a formar bons profissionais para o mercado de trabalho, nao em 100%, o que seria impossivel, mas em muitas faculdades pelo Brasil afora. Como diz seu Presidente: Yes, we can. Quem sabe nao hoje, mas um dia...chegaremos lá.
Bjs da Bernadete.

diva disse...

Xanda Querida.Estpu de acordo com todos os comentarios a respeito do ensino da musica nas escolas.Assisti o Forum da Bernadete do começo ao fim sem perder uma palafra.Eu gosto muitoo do assunto.eu tive aula de musica no Ginasio,Mas era colegio particular e francês.Beijos ,Vò Vivinha. Saudade.

Panda disse...

Berna! O programa foi muito legal, amanhã vou assistir de novo, desta vez desde o início, porque afinal de contas, agora eu sei que aqui será a partir das 9, hehehe...

Vó, que orgulho que vc deve ter ficado de ver sua filha de apresentadora de programa, hein? Parabéns!!! Bjos

Luiz Borges disse...

A música harmoniza o espírito, suaviza a vida e é uma máquina do tempo. Mesmo aqueles que têm pouco contato, quem não associa uma música a um evento passado?
Excelente perspectiva. Uma nota musical pode fazer milagres para o futuro de uma criança.
Os Fóruns são importantes para iniciar os trabalhos de influência junto aos Governos Municipais, Estaduais e Federal. O Brasil possui muitos recursos para a área de Educação. Basta agilidade e boa vontade na liberação desses recursos.
Parabéns pela postagem.
Filósofo